31 de outubro de 2022 - Comentários desativados em Black Friday deve movimentar R$ 180 bilhões no varejo brasileiro.

Black Friday deve movimentar R$ 180 bilhões no varejo brasileiro.

As lojas no Maranhão estão se preparando para aproveitar as vendas nesta data que vem se tornando uma das mais importantes para o varejo.

Sempre realizada na última sexta-feira do mês de novembro (25), a Black Friday se consolidou com uma das principais datas do varejo nacional. A data importada dos Estados Unidos alcança números cada vez maiores. De acordo com um levantamento da Neotrust, em 2022 os consumidores brasileiros podem atingir a marca de 379 milhões de pedidos na Black Friday. Esse número é maior do que o da população do Brasil, ou seja, espera-se mais de um pedido por consumidor no país. Falando em termos financeiros, o faturamento do mercado nacional deve chegar perto dos R$ 180 bilhões.

A data está muito associada ao comércio eletrônico na internet, porém, cada vez mais, as lojas físicas aproveitam o momento para lançar suas campanhas promocionais, visando abocanhar uma fatia desse mercado.

Mercado em São Luís

Segundo a Pesquisa Mídia e Consumo 2022 São Luís, 89,91% da população local têm acesso à internet, sendo que 79,08% fazem uso diário da rede de computadores. A maior parte dos acessos é feito por smartphone, 81,15%. As mulheres são maioria, representam 53,14% dos acessos em São Luís, contra 46,86% dos acessos dos homens.

O consumo via internet é também cada vez maior na ilha de São Luís, 42,31% das pessoas entrevistadas disseram ter o hábito de comprar pela internet; e 50,33% dizem que não. Das pessoas que dizem não comprar pela internet, a maior parte tem idade acima de 40 anos e estão nas classes sociais C2, D e E.

Marcas reconhecidas vendem mais

Existe uma relação direta entre o reconhecimento das marcas, a sua confiança e o resultado das vendas. Isso porque os consumidores dão preferências para comprar de empresas que reconheçam.

A confiança figura entre os três fatores decisivos para a compra, com custo-benefício, qualidade e atendimento. Segundo levantamento da Edelman Trust Barometer 2021, mais da metade (51%) dos brasileiros ouvidos disseram que a confiança passou a ser um aspecto ainda mais importante em suas vidas.

E esses consumidores retribuem a confiança:

  • 74% dos brasileiros afirmam que, se confiam na marca, vão defendê-la, recomendá-la, exibi-la e falar sobre ela em redes sociais.
  • 72% dizem que vão comprar.
  • 43% vão engajar-se em atividades e compartilhar dados.
  • 40% vão se manter fiéis mesmo se algo der errado.

“Independentemente de qual seja o modelo de negócio da empresa, com lojas físicas e/ou on-line, a sua marca sempre será um ativo estratégico para criar identidade com o público e ajudar a diferenciar a empresa no mercado”, lembra Felipe Ladeira, sócio-diretor do Grupo Quadrante e diretor da ABRADI Maranhão.

Comunicação tradicional e resultado real

Grandes players da internet buscam o fortalecimento de suas marcas por meio de estratégias tradicionais de comunicação. Marcas como Amazon, Mercado Livre, WhatsApp e Facebook investem em veículos de comunicação de massa, como em televisão aberta, para se aproximar de forma mais emocional com o público.

Essas empresas entendem que os meios de comunicação tradicionais possuem impacto e penetração de mercado que podem ser grandes aliados a um planejamento de marketing, ajudando na melhoria das taxas de conversão, que tanto depende da credibilidade e do reconhecimento de marca.

Pesquisa Mídia e Consumo São Luís 2022

 A Pesquisa Mídia e Consumo São Luís 2022 foi uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Agências de Propaganda no Maranhão, visando identificar os hábitos de consumo da população local cruzando com dados de alcance dos meios de comunicação.

A pesquisa está disponível no site midiaeconsumo.com.br.

18 de outubro de 2022 - Comentários desativados em O sucesso do Varejo SLZ 2022

O sucesso do Varejo SLZ 2022

O último sábado foi de muita troca de informação para o segmento varejistas da grande ilha. Promovido pela CDL São Luís, o VAREJO SLZ 2022 reuniu players nacionais e locais, especialistas em inovação, que apresentaram as tendências e inovações do segmento para uma plateia atenta.

Há anos, trabalhando com o varejo, Felipe Ladeira, sócio-diretor da Quadrante, foi um dos palestrantes do evento. Com o tema “Caiu na rede é venda", Felipe apresentou dados atualizados sobre o mercado local, insights e cases.

“Trocar conhecimento é sempre bom. A CDL reuniu um time muito interessante, hoje, para expor para o varejista local, não só o que está acontecendo, mas também as tendências. Nesse sentido, a CDL está de parabéns, e explica-se aí o sucesso do evento.”, analisou Felipe.

Varejo SLZ 2022

Evento realizado pela CDL São Luís que, em sua primeira edição, trouxe renomados players e especialistas em inovação para conversar com empreendedores, abordando estratégias adotadas pelas mais importantes empresas do varejo, atualmente.

10 de outubro de 2022 - Comentários desativados em ABRADi cria regional no Maranhão

ABRADi cria regional no Maranhão

Em Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADi), realizada no último dia 4, foi constituída a Regional Maranhão da entidade. Felipe Ladeira, sócio-diretor da Quadrante, faz parte da diretoria.

“A Quadrante tem a cultura da inovação e de incentivar o desenvolvimento do mercado local. Então, para nós, é importante fazer parte desse início de mobilização das agências digitais. O mercado está aí e precisamos nos antecipar às necessidades das empresas e valorizar o trabalho dos profissionais.”, diz Felipe Ladeira.

A ABRADi

A Associação Brasileira de Agentes Digitais - ABRADi - reúne empresas desenvolvedoras de serviços digitais no Brasil. A proposta principal da entidade é a mobilização das agências digitais em torno de propostas de consolidação do setor e no auxílio às empresas associadas na gestão de seus negócios.

A entidade está presente nos estados do DF, GO, MG, MS, PB, PR, RJ, RN, RS, SC, SP, na Região Norte e, agora no Maranhão. Atualmente, possui cerca de 400 empresas associadas.

Se você é uma agência ou agente digital no Maranhão, associe-se!

22 de junho de 2022 - Comentários desativados em Prêmio Colunistas coroa sucesso do Mobiliza SLZ

Prêmio Colunistas coroa sucesso do Mobiliza SLZ

O projeto Mobiliza SLZ, do Sebrae-MA, foi duplamente premiado no maior festival de publicidade do norte e nordeste, organizado anualmente pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), o Prêmio Colunistas.

O Mobiliza SLZ levou a Medalha de Ouro, na categoria Case Social ou Comunitário, e medalha de Bronze com as Matracas da Ilha, na categoria Case de Design de Ambientação. Ambos foram trabalhos desenvolvidos pela Quadrante.

O Mobiliza SLZ antes do prêmio

Desde o início o Mobiliza SLZ foi pensado a partir da necessidade do Sebrae-MA em fomentar a economia dos pequenos negócios locais no pós-pandemia.

O trabalho começou com o desenvolvimento da plataforma estratégica, que é a ideia que alinha todos os comportamentos, ações e comunicações da marca.  Da plataforma foram retirados o posicionamento e definidos os valores da marca que nortearam todo o desenvolvimento trabalho, orientando a definição das características de personalidade da marca, que influenciaram todo o trabalho de design e comunicação desenvolvido até a realização do evento. Em seguida, foi criado o nome que também seguiu as diretrizes da plataforma e, mais adiante, a identidade visual e todos seus elementos de apoio, que materializou e deu uma cara ao movimento proposto pelo Sebrae-MA.

O Mobiliza SLZ materializou a vocação natural do Sebrae, através de um movimento que visou fortalecer e celebrar o que São Luís tem de mais belo e representativo: a cultura, o turismo e a economia criativa.

O Prêmio Colunista, nesse caso a medalha de ouro, corrobora a proposta das conexões na busca pelo desenvolvimento, reafirma o papel do Sebrae-MA junto aos pequenos negócios e reconhece a força do design, ao gerar uma base estratégica que sustenta todo o trabalho de qualidade desenvolvido no Maranhão.

Um presente para uma saudade

Uma das ações mais impactantes do Mobiliza SLZ, sem dúvidas, foram as “Matracas da Ilha”.  Um equipamento de arte pública, com a proposta de estimular os sentimentos de identidade e pertencimento.

Com a direção criativa da Quadrante, as “Matracas da Ilha” saíram do papel e ganharam vida, com as cores que inspiram a arte das ruas. As esculturas se tornaram um convite para que pessoas de diferentes contextos sociais e campos de atuação se motivassem a participar do movimento.

“O projeto do equipamento de arte pública desenvolvido para o Mobiliza SLZ, precisaria, além de gerar o sentimento de pertencimento, causar empatia e engajamento, repercutindo nos diversos canais de comunicação. No contexto iconográfico, o projeto necessitaria encontrar um elemento simbólico capaz de representar e sintetizar a identidade cultural da Ilha e do povo ludovicense, além de caracterizar costumes, valores, diversidade e pluralidade cultural. Desse modo, o aspecto democrático e agregador das matracas, que converge com o conceito do Mobiliza SLZ, inspirou a ação de comunicação e relacionamento “Matracas da Ilha”.”, explica designer Marcelo Figueiredo, responsável pela direção criativa do projeto de desenvolvimento das peças.

O processo de criação e produção das esculturas ajuda a exemplificar o potencial das conexões criativas, formadas por profissionais, empresas e empreendedores de áreas distintas, como comunicação, marketing, design, engenharia, as artes plásticas e o grafite. Depois de fabricadas, as esculturas foram customizadas por Gil Leros, Carlos Over e Origes, três artistas visuais, muralistas maranhenses, que se inspiraram em diferentes aspectos da cidade de São Luís para escolher e elaborar os temas que vestiram cada uma das três esculturas.

"Matracas da Ilha". As cores que inspiram a arte das ruas.

Para além do engajamento em multiplataformas, as “Matracas da Ilha” se tornaram um verdadeiro presente para São Luís. Afinal, as matracas sintetizam a identidade cultural da Ilha, do povo de São Luís, e representam a maior saudade dos ludovicenses, no mês de junho, em meio à pandemia.

 “Os dois prêmios são grandes conquistas. E colocamos na conta do planejamento estratégico, com foco em design, que desenvolvemos, grande parte do sucesso do Mobiliza SLZ. Fomos construindo uma história até chegar na apoteose, que foram aqueles dias em setembro.”, finaliza João Raposo, diretor de Design da Quadrante.

1 de dezembro de 2021 - No Comments!

“40 ANOS EM 40 CORES POTIGUAR” renomeia tintas com nomes e expressões maranhenses

40 ANOS EM 40 CORES POTIGUAR

A cartela de cores foi escolhida a dedo, em conjunto com a Suvinil e a Coral, e é uma parceria com a Quadrante Design.

A Potiguar completa quatro décadas de mercado e resolveu presentear os seus clientes com uma cartela de cores repleta de nomes genuinamente maranhenses. É a campanha “40 Anos em 40 Cores Potiguar”, uma parceria com a Quadrante Design, desenvolvida em conjunto com as empresas Coral e Suvinil.

Definidos a partir de estudo – feito pela Quadrante – os nomes finais remetem a elementos que lembram a cultura, a gastronomia, a arquitetura, a história e, principalmente, o povo maranhense. Subdivididas por temas "locais", "folclore", "sabores", "ritmos" e "sotaque", foram escolhidas vinte cores de cada uma das empresas de tintas participantes para serem renomeadas.

“O trabalho de criação começou com a definição de algumas linhas estratégicas que são relevantes ao se falar de São Luís do Maranhão. Pensamos em bairros, nas ruas, em praias, folclore, no jeito de falar, nos ritmos. Daí a gente fez um brainstorm, onde foram gerados vários nomes e coisas associadas a cada linha dessas”, pontua o diretor de design da Quadrante, João Raposo.

Segundo Raposo, como “fatores de escolha para a decisão, a equipe de design foi vendo a relevância do quanto é conhecida cada palavra ou expressão, do quanto significa para a cultura local”. Ao final, restaram oito nomes em cada uma das cinco linhas estratégicas.

Os nomes comemorativos já estão disponíveis para os produtos Suvinil e Coral das unidades Potiguar, em São Luís e Imperatriz. É simples, se um dia você comprou a cor “Creme Escocês” da Suvinil, ela agora chama-se “Catirina”. Já “Renda Primorosa”, da Coral, foi rebatizada de “Zabumba”.

Display 40 anos em 40 cores Potiguar

“O cliente, ao chegar na loja, pode se dirigir até setor de tintas e, através do leque de 40 cores, ele vai escolher a desejada. Ele pode optar tanto pelo tamanho, de litro, galão ou lata, quanto no acabamento desejado: se vai ser fosco, acetinado ou semibrilho”, afirma a arquiteta Amenna Maia.

A cartela alusiva aos 40 anos da Potiguar possui cores quentes, frias e neutras, o que possibilita uma infinidade de combinações para todos os tipos de ambientes, dos mais clássicos aos mais modernos e cheios de personalidade. Um presente em forma de cores para celebrar a data, que é tão simbólica e representativa.

De acordo com Camila Brasil, sócia-diretora do grupo Potiguar, a empresa decidiu “fazer uma ligação entre um de seus segmentos – que é o de tintas – com a cultura maranhense”. Ela lembra que a Potiguar “nasceu e cresceu no Maranhão e esta é uma forma de homenagear o estado”.

1 de outubro de 2021 - No Comments!

Um templo de jogos, suprimentos e diversão

Os amantes de games e luderias precisam conhecer a Santo Ludo. Um local de imersão, estratégia, cultura geek, bons lanches, entretenimento e diversão das formas mais diversas, que inaugura nesta sexta (01).

Por que estamos falando da Santo Ludo?

Porque investimos boas horas nos divertindo no desenvolvimento da estratégia, na identidade visual e no planejamento de lançamento online da marca! :)

Para além de um local de jogos e competição, A Santo Ludo se propõe a ser espaço na qual os clientes poderão desfrutar de modernos jogos de tabuleiro, de estratégia, party games e RPG, em um ambiente acolhedor e seguro para todos os tipos de público. O foco é a experiência que pode ser vivida ali.

Nesse cenário, a Santo Ludo inicia uma história de valor e de bons relacionamentos para tornar-se referência de marca na cidade. Uma referência moderna em entretenimento, acolhimento, diversão e fantasia.

Novos universos

No desenvolvimento da identidade visual Santo Ludo considerou-se, inicialmente, o posicionamento da marca, de ser referência entre as luderias em São Luís, sendo um local de jogos, bar, café e lazer para todos.

Como o próprio nome já diz, é um local Santo, um templo de jogos, estratégia, suprimentos, e diversão. Também buscamos traduzir visualmente a ideia central da marca, na qual se coloca como um “local sagrado, onde tudo e todos são possíveis”. Assim, a identidade visual oferece aquilo que todo jogo se propõe a fazer: uma entrada para novos universos.

Buscamos representar, através de símbolos ligados ao misticismo, templos, e jogos de tabuleiro, a sensação de encontrar ali um portal de entrada para o universo dos games. Uma vez identificado este valor, vimos a oportunidade de estabelecer uma ligação direta entre a marca e o consumo de diversão em todos os seus panoramas, explorando todo o universo de jogos”, explica João Raposo, diretor de design da Quadrante.

 

Lançamento Digital

Antes de viver a experiência Santo Ludo, as pessoas puderam conhecer e acompanhar esse novo espaço pelas redes sociais. Desde junho, os canais oficiais da Santo Ludo no Instagram e Facebook compartilham a proposta do lugar para São Luís.

Gostaram de saber um pouco mais sobre desse projeto?

É só começo! Ainda tem muita coisa em segredo para ser desvendado. Acompanhem as redes sociais da marca para ficar por dentro de tudo!

1 de setembro de 2021 - No Comments!

Quadrante participa do 19° Congresso Brasileiro de Embalagem com case Longá

Em edição 100% online, acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2021 a 19ª edição do Congresso Brasileiro de Embalagem (ABRE). O evento tem como tema central “O papel das embalagens nos novos desafios das Marcas” e vai reunir companhias do segmento, empresários de indústrias de bens de consumo e do varejo digital, além de experts do cenário internacional.

O Congresso ABRE se estabelece como um grande ponto de encontro do setor e pretende discutir as novas perspectivas de competitividade e construção de valor no mercado de consumo. Também vai debater o futuro no centro dos negócios, a transformação do mercado de consumo, do consumidor, das dinâmicas do varejo e seus reflexos para as marcas e indústria de embalagens.

Sustentabilidade, e-commerce, tecnologia, inovação, tendências de negócios e embalagens e a smart packaging (ou embalagens inteligentes, em tradução livre) estão entre os assuntos que serão debatidos durante os dias de palestras. A exemplo está Benjamin Trent, consultor de Gerenciamento da Divisão de Informação da Smithers, ele é um dos keynote speakers e vai falar sobre o futuro das embalagens. Trent também vai mostrar previsões estratégicas e globais para 2030.

No painel de varejo, o Congresso vai trazer Felipe Dellacqua, vice-presidente e sócio VTEX, que mostrará quais são os indicadores de competitividade para o varejo digital. Eduardo Terra, sócio-diretor da BTR Educação e Consultoria, terá como missão apontar como está acontecendo a transformação do varejo e a importância do Digital Market. Ele também vai abordar como essa transformação reflete em desafios e oportunidades para a toda a cadeia de embalagens e bens de consumo.

A programação conta ainda com Isabella Zakzuk, diretora de Marketing da P&G, Cibele Zanotta, diretora de Assuntos Corporativos da Danone, Gilberto Tomazoni, presidente Global da JBS.

Tendo como destaques da nova geração, Camila Coutinho, CEO GE Beauty e Garotas Estúpidas, falará sobre a era das marcas digitais e Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país, trará o tema “Pessoas: um novo olhar para as marcas no futuro!”

Levando o Maranhão para o Congresso Brasileiro, o diretor de design da Quadrante, João Raposo será um dos palestrantes. Ele vai participar do programa dentro da sessão: O mercado de consumo pelo Brasil, na visão de empresas e empresários. Raposo é doutorando em Design pela UNESP-BAURU e especialista em Design Estratégico pelo Istituto Europeo Di Design.

"É importante mostrar para empresas de porte pequeno e médio que elas também têm acesso a design e que elas precisam de um posicionamento muito claro para disputar o mercado. Quando você consegue desenvolver um bom posicionamento, você mostra que é possível para qualquer nível de empresa. Seja no Maranhão, Piauí ou em qualquer lugar", avaliou o diretor de design sobre a participação no Congresso.

 

Case Longá

A palestra será no dia 21 de setembro, de 17h20 às 17h50. Na oportunidade, Raposo irá comentar sobre o case Longá, uma empresa do segmento de lácteos que, em 2018, teve a nova identidade visual e a linha de embalagens desenvolvidas pelo Quadrante. Associada à ABRE, a empresa é a única representante maranhense no Congresso Brasileiro de Embalagem.

Nesta a apresentação, também participa o gerente comercial da Longá, Gabriel Santos. Com uma década de experiência na indústria de alimentos, Gabriel é responsável pelo desenvolvimento de novos projetos em logística, marketing e automação comercial.

Para o visual da marca Longá, a Quadrante buscou inspiração no universo visual dos vaqueiros nordestinos e usou tipografia baseada nos arabescos presentes nas roupas desses personagens. Para desenvolver a nova identidade visual da Longá, foi considerado o novo posicionamento da marca.

"Desenhamos uma tipografia específica, dessa forma a marca ficou diferente de tudo o que existia no mercado. Rompemos com todo o segmento e criamos elementos visuais pertinentes. O resultado veio nas vendas, na criação de mercado, na percepção de marca da Longá", ponderou João Raposo.

 

Serviço

O Congresso Brasileiro de Embalagem será transmitido ao vivo em uma plataforma de interação exclusiva para os participantes do evento. Programação, informações do evento e inscrições: www.congressoabre.org.br. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de setembro.

 

Sobre a ABRE – A ABRE - Associação Brasileira de Embalagem foi fundada em 1967 e, calcada em três pilares – Protagonismo, Sustentabilidade e Transparência – tem como proposta de valor ser a referência e a conexão para prover o conhecimento e construir o ecossistema da embalagem para acelerar o desenvolvimento sustentável. A Entidade congrega toda a cadeia produtiva – fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, fabricantes de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, além de atuar em uma ampla gama de atividades por meio de seus Comitês de Trabalho: Sustentabilidade, Inovação, Alimentos e Bebidas, Cosméticos, Saúde e Farmacêuticos, Higiene e Limpeza, Pet Food e Pet Care, Varejo, Educação, Recursos Humanos e Administrativos, Assuntos Regulatórios, Embalagem para Micro e Pequenas Empresas e Save Food.

www.abre.org.br

14 de junho de 2021 - No Comments!

Apaixonados por pizza

A Bendita Pizza é brasileira e ludovicense da gema, feita para a família e amigos. No momento em que completa 4 anos, aproveita para se renovar e lançar sua nova identidade visual, que reflete sua constante evolução e forte alinhamento da marca com seus clientes.

Para a Bendita fazer pizza é uma paixão, não apenas um trabalho. Cuidado, experiência e paixão, estão da base estratégica da marca e resumem o seu novo posicionamento.

“Para transmitir o fazer artesanal de uma genuína pizza, é necessário equilibrar o melhor em ingredientes e processos. Isso se traduz em uma identidade que envolve uma diversidade de formas e cores, realçando o aspecto artístico de fazer a pizza.”, explica Júnior Ramos, Diretor de Design da Quadrante.

O conceito para a nova marca parte da palavra Bendita, e usa como referência criativa os vitrais das igrejas, construindo uma relação direta entre o nome e o novo símbolo. A forma e desenhos dos vitrais são reinterpretados, trazendo uma variedade de elementos ligados ao universo da pizzaria, que resultam em um desenho único, cheio de referências visuais e cores que valorizam o seu caráter artesanal.

Gostaram de saber um pouco mais sobre esse projeto?

A Bendita Pizza avisa que é só começo das novidades previstas para este ano. Acompanhem as redes sociais da marca para ficar por dentro de tudo!

21 de julho de 2020 - No Comments!

Vencendo a crise – histórias de sucesso

Num cenário onde quatro em cada dez empresas fecharam por não suportarem o impacto das medidas adotadas para conter a propagação do coronavírus, segundo dados da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, divulgada pelo IBGE, há quem já esteja operando na contramão dessa conjuntura retomando de forma positiva.

“Vencendo a crise - histórias de sucesso “ é o tema da live que a Quadrante realiza na próxima quinta-feira, 23, com transmissão pelo Instagram e Youtube da agência. Além de trazer caminhos para empresas superarem a crise gerada pela pandemia do coronavírus, vamos conversar sobre práticas que já estão dando certo e trazendo resultados positivos para os negócios.

A live “Vencendo a crise - histórias de sucesso” terá a frente a dupla Felipe Ladeira, diretor da Quadrante, e Marlus Jungton, que é especialista em gestão de alta performance e sócio-diretor da Soluções VendaMais.

Serviço:

Live “Vencendo a crise - histórias de sucesso”
23, quinta-feira, às 19h30
Youtube e Instagram

20 de Fevereiro de 2020 - No Comments!

Farofa Cultural com Gabriel Melonio

71 anos de muita história e carnavais para contar. Já no clima da folia de Momo, recebemos Gabriel Melonio em mais uma edição da nossa Farofa Cultural.

Principal pauta de hoje: carnaval! Criado e morador do bairro mais cultural de São Luís, a Madre Deus, puxador oficial da escola de samba Turma do Quinto há 43 anos, Gabriel Melonio bateu um papo com a nossa equipe sobre a sua trajetória no carnaval da ilha.

Aproveitamos a presença desse ícone cultural aqui, para uma entrevista que você confere abaixo.

Quadrante (Q) - A cultura presente no bairro da Madre Deus influenciou você?

Gabriel Melonio (GM) - Eu estou na Madre Deus desde os seis meses de vida. Então, eu cresci assistindo a passagem na porta da minha casa de tudo que era da Madre Deus. Todos os folguedos, as manifestações, a Turma do Quinto descendo a Rua do Passeio em direção a Praça Deodoro são memórias da minha infância. Meu pai me pegava pela mão e dizia “meu filho, vamos ali ver o quinto”. Ele me levava para a calçada, as vezes, me erguia porque era muita gente. Outra coisa que marcou muito foram os fofões. Ao mesmo tempo que ficava encantado com o colorido, achava horripilante as máscaras. Mas eu ficava feliz com tanta pessoas fazendo suas evoluções. Os blocos tradicionais também marcam muito a minha vida. Tudo isso tem a ver com a Madre Deus e, em algum momento, me influenciou com certeza. Não só a carreira como minha vida.

Q - Uma das agremiações mais antigas do carnaval de São Luís é a Turma do Quinto (TQ). Você é o puxador oficial da escola há 43 anos. Como você compreende essa relação com a TQ?

GM – É um coisa que vem da minha infância. Eu sempre vi o Quinto passar e quando veio a oportunidade de cantar lá, foi a glória. Nesses 43 anos, eu ainda sinto frio na barriga quando vamos entrar na avenida. Eu sinto que nasci com a Turma do Quinto, já me entendi gostando da Turma do Quinto. 'Pra' mim é um prazer, uma alegria enorme cantar no Quinto.

Q – Tem espaço para outra escola no coração?

GM – (risos) Não. Respeito todas, mas cantar só no Quinto.

Q - Em 2016, a TQ levou sua história para a avenida. O que isso representou para você?

GM – Nossa! Até hoje me emociona. Nunca aprendi a cantar esse samba. (risos) Não esperava que a escola fosse fazer isso. Na verdade, eu imaginava que eles pudessem fazer isso quando eu completasse 40 anos na escola, mas ele me surpreenderam antes. Eu já tinha ouvido outras pessoas falarem sobre a emoção que é ver sua história contada na avenida, mas não pensava que era tanta emoção. É uma coisa para nunca esquecer.

Q - Outra memória que temos quando falamos de Gabriel Melonio e carnaval é o bloco tradicional Príncipe de Roma. Qual a sua história no Príncipe?

GM – Com o Príncipe foi interessante. Eu estava em casa saindo para uma apresentação, quando o presidente do Príncipe de Roma, Netinho, bateu lá na minha casa, perguntando se eu não queria cantar no bloco. Era véspera de carnaval e eu nem sabia o samba. Mas outros amigos também tinham me indicado para cantar lá e eu aceitei. Nisso, já são 19 anos, com muito carinho, muito amor. E é da Madre Deus também!

Q - Além do carnaval, sabemos da sua paixão por Elis Regina. Qual a influência dela na sua carreira?

GM – É enorme. Conheci o trabalho de Elis na adolescência. Acompanhei a carreira dela toda. Na época não tinha internet, então eu ia nas bancas de revista atrás de coisas que trouxessem mais sobre ela. Quando ela explodiu no Festival Arrastão, da Radio Excelsior, apareceram mais coisas sobre a vida dela e eu lia tudo. O fã virou interprete e, em 1986, fiz meu primeiro show em homenagem a Elis, chamava Saudades de Elis. Fiz 27 shows em homenagem a ela. Esse ano, conseguimos levar o show Elis e Eu para o Museu da Vale, na Praia Grande.

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