1 de novembro de 2018 - No Comments!

Números das redes sociais no Piauí

No estado vizinho, Piauí, dados coletados do próprio Facebook mostram que de 1 a 1,5 milhões de pessoas acessam o Facebook ou Instagram todos os meses. As mulheres são maioria nas redes sociais no estado, representam 55% do público. Segundo a mostra coletada em outubro, os jovens, entre 18 e 34, são a maioria, com cerca de 62% do público.

A pesquisa revela também que 87% doa piauienses que acessam às redes sociais o fazem via celular.

Baixe a pesquisa completa Dados Redes Sociais - Piauí

 

Se você gostou desse conteúdo, acesse compartilhe e ajude uma outra pessoa.

31 de outubro de 2018 - No Comments!

Números das redes sociais no Maranhão

Relatório publicado em Julho de 2018 revelou que, no primeiro trimestre do ano, o Facebook atingiu a marca de 127 milhões de usuários ativos no Brasil.

No Maranhão, dados coletados do próprio Facebook mostram que de 2 a 2,5 milhões de pessoas acessam o Facebook ou Instagram todos os meses. Isso representa 35% de toda população do estado, que atualmente é de 7 milhões, segundo a Pesquisa Mídia Dados Brasil.

As mulheres são maioria nas redes sociais no estado, representam 55% do público. Segundo a mostra coletada em outubro, os jovens, entre 18 e 34, são a maioria, com cerca de 64% do público. Embora, tenha registro do aumento do número de pessoas entre 30 a 44 anos conectadas.

Em fevereiro, quando publicamos essa mesma pesquisa, São Luís tinha 33% da participação dos acessos no estado. Esse valor diminuiu com o aumento do acesso de outras cidades, como Imperatriz, Timon e Caxias.

Como já haviamos registrado, no Maranhão, 77% das pessoas que acessam às redes sociais o fazem via celular.

Baixe a pesquisa completa: Numero das redes sociais no Maranhão - Outubro 2018

Maior rede social do Brasil.

O whatsApp cresceu e chegou ao posto de maior rede social do Brasil. A empresa não divulga o número de usuários ativos no Brasil, porém foi possível chegar a uma estimativa com base no

cruzamento de informações. Em fevereiro de 2018, o App anunciou ter alcançados 1,5 bilhões de usuários ativos mensais. O único dado divulgado do Brasil foi em maio de 2017 quando o App chegou a 120 milhões de usuários ativos mensais. Na época, o Whatsapp tinha 1 bilhão de usuários no mundo.

Não existem dados do aplicativo no Maranhão. Porém estima-se que 09 em cada 10 usuários de smartphone possuem Whatsapp.

Se você gostou desse conteúdo, acesse compartilhe e ajude outras pessoa.

23 de agosto de 2018 - No Comments!

Startup Weekend São Luís acontece neste final de semana na Quadrante

Um evento global, que já aconteceu em mais de 150 países, o Startup Weekend São Luís será realizado pela quinta vez em São Luís e desta vez com a temática Women (voltada majoritariamente ao público feminino) O objetivo é transformar ideias em negócios em até 54 horas.

Durante os dias 24, 25 e 26 de agosto, os participantes terão a oportunidade de apresentar suas ideias e formar equipes para colocá-las em prática e apresentá-las aos mentores e jurados. O objetivo é facilitar o surgimento de novos projetos, de aumentar e fomentar o empreendedorismo, colaborar e fazer crescer a capacidade de inovação local.

“É a segunda vez que estamos recebendo o evento aqui e além de ser uma experiência incrível para todos os envolvidos, ser parceiro de um evento como o Startup Weekend, quem tem o intuito de promover o empreendedorismo, conexão, desenvolvimento e formar empresas de futuro promissor com origem no ecossistema, diz muito sobre o que acreditamos como negócios para o futuro”, Felipe Ladeira, diretor executivo da Quadrante.

O evento possui 3 categorias principais de trabalho: negócios, design e desenvolvimento. Os participantes contarão com a ajuda de 11 mentoras com redes de contatos internacionais.

Duas das mentoras virão de fora. A Aline Silveira, que é de Recife, formada em Design e mestre em Design da Informação pela UFPE, transitou por várias áreas do design, desde moda até tipografia e UX. Foi pesquisadora em Design de Interação por 5 anos no GRVM/UFPE, e hoje atua como UX/UI designer na Vinta Software. É Co-fundadora da rede Mete a Colher, que desde março de 2016 ajuda mulheres a saírem de relacionamentos abusivos e se a livrar de situações de violência doméstica.

E temos a Iana Chan de São Paulo, que é jornalista formada pela ECA/USP e apaixonada por tecnologia e educação, é fundadora da PrograMaria, que tem como missão empoderar mulheres por meio da tecnologia e da programação, reconhecida pelo Edital VaiTec e pelo Prêmio Mulheres Tech em Sampa, do Google for Entrepreneurs e Rede Mulher Empreendedora. A PrograMaria realiza oficinas, eventos e cursos de formação técnica para mulheres que desejam iniciar no mundo da programação. Também é Program Manager na LigaVentures, primeira aceleradora totalmente dedicada a conectar startups e grandes empresas para gerar negócios e inovação.

Também teremos mulheres que são professoras universitárias, CEO e empresas e desevolvedoras de software e aplicativos da nossa cidade São Luís.

Mais informações sobre o evento e mentores: https://www.facebook.com/swsaoluis/

17 de Maio de 2018 - No Comments!

Fake News são abordadas em palestra

O fenômeno que tomou conta de noticiários pelo mundo e colocou em check a veracidade das informações que são consumidas diariamente foi o tema da palestra “Marketing Político Digital: a ameaça das Fake News e as oportunidades na internet”, promovida pela FAMEM e que teve como palestrante Felipe Ladeira, diretor executivo da Quadrante e presidente da Associação Brasileira de Agências de Propaganda – Maranhão.

A palestra tratou sobre os possíveis impactos das Fake News (notícias falsas) nas eleições deste ano, além de recomendar meios e estratégias para que os pré-candidatos se previnam desse problema.

“Nosso objetivo é sempre compartilhar informações, estimular as boas práticas de comunicação” destacou Felipe Ladeira.

Com 63% dos lares conectados à internet (IBGE), o brasileiro está cada vez mais conectado e apesar de todos os benefícios da internet, as Fake News despertam enorme preocupação, principalmente, com a proximidade do período eleitoral.

Para Felipe, a educação é a principal estratégia para evitar o compartilhamento e o alcance das Fake News. Hábitos como não compartilhar informações recebidas através de aplicativos de troca de mensagem e por redes sociais e confirmar sempre uma informação em meios oficiais de comunicação foram algumas das orientações.

Além do fenômeno das Fake News, o palestrante abordou o planejamento de marketing digital nas campanhas políticas e o papel estratégico que a produção de conteúdo terá no trabalho de atrair, engajar e encantar as pessoas. Cases como as campanhas de Barak Obama a presidente dos Estados Unidos foram analisadas para identificação de cada uma das etapas do marketing digital.

29 de Março de 2018 - No Comments!

Quadrante Studio firma parceria com Evidência Móveis e Decorações

Com a parceria entre a Evidência Móveis e Decorações e a Quadrante Studio, o “Banco People” e o “Cabideiro Tribal” podem ser encontrados no show room da Evidência Móveis e Decorações, na Avenida dos Holandeses.

O design lúdico dos produtos, assinados pela Quadrante Studio, são uma opção para quem prioriza a utilidade dos móveis sem deixar de lado o estético da peça na composição do ambiente.

A parceria entre as empresas maranhenses valoriza o design local e fortalece o mercado interno.

28 de Fevereiro de 2018 - No Comments!

Números das redes sociais no Maranhão: Facebook e Instagram

Este artigo trará alguns números alcançados pelas redes sociais no Maranhão.

São dados coletados em fevereiro de 2018 e que irão dar uma ideia do tamanho do público conectado a este meio de comunicação. São dados abrangentes sobre a internet e as redes sociais no estado, mas que depois poderão ser aprofundados para a análise da necessidade específica da sua empresa, produto, serviço ou candidato a cargo público nas próximas eleições.

O artigo trata de duas das três maiores redes sociais do estado: Facebook e Instagram. O Whatsapp é uma outra grande rede social, mas que será tratada em um outro artigo.

No final do artigo, vou concluir com um alerta importante para quando for elaborar o planejamento da sua empresa.

Fazemos essa análise há bastante tempo na Quadrante, mas os gestores são sempre surpreendidos com o volume de informações que conseguimos captar na internet.

Segundo a Pesquisa Mídia Dados Brasil, o Maranhão tem aproximadamente 7 milhões de habitantes. Desse total, entre 2 e 2,5 milhões, acessam o Facebook ou Instagram todos os meses. Isso representa 35% de toda população do estado.

Esse número é na verdade muito maior, isso porque as ferramentas de monitoramento só contabilizam as pessoas acima de 18 anos. Levando em consideração a alta afinidade deste meio com as crianças e com os mais jovens, é possível afirmar que o número de usuários no Maranhão é muito maior.

Além disso, esse número vem crescendo rapidamente, isso se deve a redução do custo da internet banda larga, mas, principalmente, aos smartphones que acabam sendo a porta de entrada de grande parte do público de baixa renda a internet.

As mulheres são maioria nas redes sociais no Maranhão, representam 56% do público. Você pode ver no gráfico abaixo que os jovens são a maior, cerca de 70% do público tem entre 18 e 34 anos.

Agora, uma outra informação importante é que o número de pessoas com mais idade acessando a internet vem crescendo muito. Primeiro, porque algumas ferramentas estão voltam-se para este público com linguagem mais simples; segundo, pela influência que recebem do meio em que vivem, mesmo contra a vontade, precisam ter contato cada vez maior com a tecnologia, como ao usar um celular ou ao ter ir ao caixa eletrônico no banco; e, terceiro, porque a população do Brasil e do Maranhão está envelhecendo.

Os casados são maioria nas redes sociais no Maranhão, com 40%, porém o número de solteiros é bem parecido, 38%.

Segundo o Facebook, a maior parte das pessoas, 64%, informou possuir ensino superior.

Existem ferramentas que ajudam a conhecer melhor o seu público. Por exemplo, quais os cargos nas empresas o seu público que ocupa? Quais as páginas e assuntos mais interessam essas pessoas.

Veja só, as 03 cidades com maior representatividade de acesso ao Facebook no Maranhão são: São Luís, com 34% do total; seguida por Imperatriz, com 8%; e São José de Ribamar, com 3%.

Em São Luis, são mais de 800 mil pessoas conectadas ao Facebook pelo menos 1 vez ao mês.

Agora, não pense que as outras cidades possuem poucas pessoas conectadas às redes sociais. Chapadinha, por exemplo, tem menos de 1%, porém são mais de 25 mil pessoas conectadas mensalmente às redes.

No Maranhão, 77% das pessoas com acesso às redes sociais o fazem via celular.

Aqui, abro um parênteses para perguntar: Você ou sua empresa possuem um site na internet? Ele é responsivo? Ele se adapta ao celular?

Veja o número de pessoas que acessam a internet pelo celular. São pessoas que podem ter interesse em um conteúdo sobre você ou sua empresa e, ao tentar acessar o seu site, terão dificuldades para navegar nas páginas minúsculas, que não se adaptam ao celular. Além disso, é um critério muito importante para rankeamento dos buscacores, mas isso é um assunto para outro artigo.

Agora, vamos ao alerta que eu comentei no início do vídeo.

Muito cuidado com o viés da manada, não cometa o erro de fazer algo porque está todo mundo fazendo. Faça o que precisa ser feito para sua empresa e seu público, levando em consideração as suas características particulares.

Outro ponto, os números da internet chamam muito atenção. São mais de 2,5 milhões de usuários só no Maranhão. Mas é muito importante que você entenda que a internet é meio de comunicação disperso. As pessoas estão espalhadas pela internet, como estão espalhadas em uma grande cidade.

Quando uma TV diz que tem 200 mil telespectadores, uma rádio 50 mil ou um jornal 20 mil, a relação entre esse número e a audiência é muito diferente da internet. Esses meios são lineares e concentram a atenção do público.

Então, cuidado ao planejar. Todo meio de comunicação possui pontos fortes e fracos. Um meio pode ser perfeito em um planejamento e ser um erro em outro.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe e ajude uma outra pessoa. Caso você tenha interesse nos slides dessa apresentação, mande um e-mail para atendimento@quadrantebrasil.com.br que teremos muito prazer em ajudar.

22 de Fevereiro de 2018 - No Comments!

Quadrante lança Design Com Brócolis na ABUP Home & Gift

Novidade para o segmento de design. A Quadrante aproveitou a realização de uma das maiores feiras de design, decoração e utilidades domésticas, a ABUP Home & Gift, que aconteceu de 18 a 21 de fevereiro, em São Paulo, para apresentar ao mercado a Design Com Brócolis, uma plataforma que converge criação, produção, comercialização e relacionamento.

Com irreverência e inspirada na cultura pop, a Design Com Brócolis é um espaço para compartilhar experiências que vão além dos aspectos materiais do produto, passando pela história das pessoas, suas memórias e trocas afetivas. Além da proposta conceitual, a Design Com Brócolis vai disponibilizar os produtos criados pela Quadrante Studio e por designers locais.

“A Design Com Brócolis é um meio de tornar produtos com propostas conceituais mais acessíveis ao grande público e de fomentar nosso mercado de design local”, observou Marcelo Figueiredo, sócio da Design Com Brócolis.

Para mais informações sobre a Design Com Brócolis, acesse: www.designcombrocolis.com.br .

15 de Janeiro de 2018 - No Comments!

É hora de entender a “geração Now”, diz GfK

Por Samuel Possebon

A "geração Millenial" ficou para trás. A geração que está sendo discutida na CES 2018, principal evento de eletrônica de consumo dos EUA, que acontece esta semana em Las Vegas, é a chamada "geração Now", jovens de 15 a 25 anos que nasceram em um ambiente já completamente tomado pela Internet e pelos serviços móveis. Trata-se de uma geração com características culturais muito diferente da geração que os antecedeu, revela Kathy Sheehan, diretora da GfK, em estudo apresentado durante a CES.

A "geração Now" é uma geração que nasceu na era digital e usa tecnologias cotidianamente, mas não é tão ávida por tecnologia quando os Millenials. "A tecnologia é mais pervasiva para eles", diz a especialista, mostrando dados de pesquisas feitas pela GfK. "Possivelmente é uma geração que não vai nunca entrar em uma loja tradicional sem antes olhar online o que quer comprar. E sete em cada 10 jovens desta geração afirmam ser familiarizados o uso de tecnologias".

Valores

Segundo ela, é uma geração única, que tem como valores a criatividade, o "internacionalismo", que voltou a ter ambição mas busca a igualdade, o conhecimento e o aprendizado. "São valores 'open minded'. Mas há valores que estão em desuso, como a valorização do que é sexy ou jovem. É uma geração pragmáticas e que quer ser adulta", diz a especialista. Segundo ela, outro valor que mais caiu em desuso é o da individualidade. "É algo que eles preservam mas não é uma característica pela qual eles querem ser definidos. Isso é diferente da geração millennial", dizem os dados da GfK. Por outro lado, diz, é uma geração de grande tolerância social e neutra em gênero. "Também é uma geração que gosta de ouvir, mas querem se sentir respeitados, gostam de hacking (improvisar), gostam de colaborar entre eles".

Segundo os dados da GfK baseados nas entrevistas que estão sendo feitas para traçar o perfil dos jovens da "geração now", dinheiro e tempo são fatores de estresse para estes jovens, mostrando preocupação e ambição com o futuro e a estabilidade. "Mas a pressão sobre estas pessoas é a coisa que mais pesa e cria estresse na geração now. A maturidade de valores cria estresse nesse grupo de pessoas".

Obviamente o smartphone é o dispositivo conectado para esse grupo de pessoas mais adotado. E o que mais gera estresse.

Também é uma geração pragmática, que busca a mel;hor relação custo/benefício e não necessariamente aspira marcas. "A segurança financeira é importante para essa geração, assim como a segurança física. E isso se reflete muito sobre a preocupação com privacidade". Segundo Sheehan, é uma geração informada sobre questões de de neutralidade de rede e, obviamente, favorável a este princípio.
Em comum com a geração millenial está o fato de demorarem para sair da casa dos pais e constituir uma família.

Hábitos de mídia

Segundo Karen Ramspacher, SVP de mídia para a GfK, a TV está bem viva para a geração Now. "Mas não apenas TV. É uma geração que mostra interesse em leitura inclusive em livros impressos e que ouve muita música". Mas a mensagem audiovisual é, sem dúvida, a principal forma de entretenimento e informação. Mas são pessoas que preferem formatos menores de vídeo, que aceitam melhor comerciais de 6 segundos, por exemplo, em comparação com os 15 segundos tradicionais. "85% das pessoas dessa geração diz que a TV deixa elas felizes". A diferença está no conceito de TV, o que a GfK prefere usar o termo "TVideo". TV, para esta geração, não é o que era (72% têm esta posição). Para 44%, TV é qualquer coisa na tela grande, e 25% diz que TV é o conteúdo de qualquer tela que possa ser assistida. Mas elas nÃo enxergam a rivalidade entre serviços tradicionais e serviços OTT.

"É uma geração que enxerga cabo, TV aberta e streaming como coisas complementares, parte de um mesmo contexto, não como substitutos".

Entretanto, 71% consomem conteúdos por streaming por mais frequência.

Publicado em: 08/01/2018

Fonte: Tele Viva News

23 de novembro de 2017 - No Comments!

Nova fachada e homenagem à cultura nordestina

Em uma ação paralela ao Startup Weekend Youth, que sediamos no último final de semana, a fachada da nossa sede ganhou um novo mural. Convidamos o artista gráfico, Romildo Rocha, para a intervenção, que ficou a nossa cara.

A obra foi inspirada na literatura de cordel, nas linguagens marcantes do sertão nordestino e utiliza a estética da xilogravura como base de criação, característica marcante do trabalho do Romildo.

“Quisemos homenagear a figura e as linguagens nordestinas, retratando as antigas quitandas, uma tradição muito forte, símbolos de negócios.” disse o artista.

Ao todo, foram três dias para executar o projeto, que recebeu apoio da Potiguar Home Center e patrocínio da Suvinil.

Quem quiser dar uma conferida nessa obra de arte, ficamos na Avenida Paulista, 12, Olho D'água.

13 de novembro de 2017 - No Comments!

Quadrante sedia Startup Weekend

Nos dias 17, 18 e 19, vamos receber o Startup Weekend. Um evento de imersão, uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. Esta edição será dedicada para adolescentes de 14 a 18 anos.

Serão 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback.

O evento contará com a participação de mentores, jurados, mídia, oradores, investidores e muito mais.

Será um grande final de semana para nós e para os participantes.

Para mais informações: www.facebook.com/swsaoluis

© 2018 Quadrante Brasil
Av. Paulista, Q-P, N-12, LT. Jardim Paulista, Olho D’água.
CEP 65.065-300, São Luís - MA - Brasil
+55 (98) 4009-7810
atendimento@quadrantebrasil.com.br