4 de dezembro de 2015 - No Comments!

Criatividade dá lucro*

* Texto publicado na coluna Break Local, na edição do dia 2 de dezembro de 2015 do jornal O Estado do Maranhão.

A criatividade é uma poderosa arma para diferenciar seu negócio.

Em tempos de investimentos limitados é muito difícil manter uma marca em evidência.Nestes tempos onde todos enfrentam o mesmo cenário de contenção, onde a crise ceifa negócios e diminui as vendas, fazer o normal já não basta, é preciso sair da zona de conforto e apresentar para o mercado uma proposta inovadora e consistente.

Júnior Ramos

Já não funciona somente basear o valor de sua empresa ou produto em dados concretos e palpáveis, como a força de trabalho empregada, a nova máquina ou o ambiente mais sofisticado, esses dados perdem a importância e são colocados em segundo plano, uma vez que todos fazem e falam a mesma coisa. É preciso ser diferente e também é preciso que as pessoas o vejam como tal, trabalhando de forma diferenciada o valor passa a ser determinado pela sua marca e pelo que ela tem de original. É preciso ter criatividade!

Normalmente associamos a criatividade com imagens ou atividades glamourosas e/ou estereotipadas, onde se imagina um profissional ou uma equipe jovem e descolada em um ambiente espaçoso e muito bacana, à espera de uma grande iluminação, ou como se diz: esperando o santo “baixar”. Mas para o santo “baixar” é preciso bater o tambor, pois boas idéias não surgem do nada. É preciso muito trabalho, disposição e interesse, ou como já disse um pensador que no momento não me recordo o nome: 99% de transpiração!

Criatividade é uma poderosa arma capaz de guiar a empresa na direção de novas ideias, com o objetivo de gerar receitas, resolver problemas, bater a concorrência e fortalecer o negócio. Também possibilita encontrar novas formas de fazer dinheiro, seja através de novas oportunidades de negócios, novos produtos, processos e serviços, na melhoria dos produtos e serviços já existentes, além de revitalizar e ampliar mercados. Ser criativo é tirar proveito do dia-a-dia e transformar o comum em original, surpreendendo o cliente com propostas inovadoras e inesperadas, que agreguem valor à marca, construindo sua reputação. Criatividade é um jeito legal de fazer coisas mais legais.

frase Júnior Ramos

Abordagens criativas capturam a atenção do seu cliente e transmitem a mensagem de maneira mais interessante, pois falam de uma maneira que ninguém nunca falou, mostram o produto de um jeito que ninguém nunca mostrou e apresentam soluções simples para os problemas, de forma inédita até então não explorada. Já as abordagens pouco criativas, convencionais, são menos relevantes e tem menos chances de chamar a atenção. As empresas criativas levam vantagem, e tem como combustível as boas idéias, o talento e a inovação. São mais relevantes e tem um ponto de vista singular, único, logo atinge as pessoas com maior eficiência, construindo o território proprietário, único e consistente em todos os seus pontos de relacionamento.

Procure a ideia simples, original e fácil de ser compreendida. Desse jeito sua empresa será capaz de comunicar, atrair e, de preferência, convencer o consumidor sobre determinada proposição. Fale com as pessoas, capture sua atenção e transmita a mensagem de modo único, assim o mercado compreenderá o que você tem de diferente do seu concorrente. Uma ideia não tem nenhum valor, a não ser que ela possa ser comunicada e entendida e funcione. Criatividade é sinônimo de solução de problemas e deve ser direta e estar alinhada ao mercado e ao cliente e seguir objetivos concretos com o propósito essencial de comunicar e conquistar o consumidor, além de levar a atitudes positivas sobre os produtos comercializados. O certo é que não podemos resolver os problemas utilizando a mesma forma de pensamento que utilizamos quando os criamos e não se consegue ser diferente fazendo tudo igual, da mesma maneira de sempre. Inove, crie, saia do lugar comum.

Published by: Quadrante in Blog

Comments are closed.
© 2017 Quadrante Brasil
Av. Paulista, Q-P, N-12, LT. Jardim Paulista, Olho D’água.
CEP 65.065-300, São Luís - MA - Brasil
+55 (98) 4009-7810
atendimento@quadrantebrasil.com.br