24 de agosto de 2016 - No Comments!

Quadrante Studio leva design para a Móvel Norte

Investir em design como diferencial em um mercado altamente competitivo foi o que motivou a realização da I Mostra Mobília Maranhão, uma das novidades da 6ª edição da Móvel Norte 2016 que ocorre em Imperatriz.

A mostra é o resultado prático de uma consultoria técnica feita pela Quadrante Studio, de São Luís, no campo do design estratégico de produtos. Planejada desde março deste ano, a consultoria consistiu em ações voltadas para a qualificação do produto da indústria moveleira da Região Sul do Maranhão, com o propósito de fomentar a cultura do design entre as indústrias que compõem o polo, por meio de ações práticas com resultados de fácil aplicação e baixo investimento.

Para o CEO da Quadrante, o designer Júnior Ramos, a mostra chega em um momento estratégico para a economia do país. “Em momentos de crise, com o mercado retraído e baixos níveis de investimento, é preciso usar de criatividade e estratégia para manter-se competitivo. Neste cenário, torna-se essencial a adoção de medidas que estimulem o consumidor de forma eficiente, minimizando eventuais gastos e investimentos que possam comprometer a operação”, pondera.

O diretor de projetos de produto da Quadrante Studio, Marcelo Figueirêdo, completa. “O design, quando inserido de forma adequada no ambiente da indústria, possibilita a percepção de oportunidades de mercado a partir do cruzamento das necessidades e realidades de consumidores e produtores, aproximando demanda e oferta e a Mostra Mobília Maranhão tem essa característica”.

Móveis em exposição na mostra "Mobília Maranhão".

A mostra busca promover o diálogo entre o processo criativo e metodológico do design e a realidade tecnológica das indústrias do polo moveleiro de Imperatriz e região, estimulando a inovação destas indústrias. No espaço, estão expostos produtos pensados a partir do design estratégico e desenvolvidos por marcas associadas ao Sindicato das Indústrias de Mobiliário de Imperatriz e Região (Sindimir).

Participam da I Mostra Mobília Maranhão cinco indústrias que foram selecionadas para o projeto a partir de uma curadoria, que selecionou as empresas e os produtos a serem expostos. As empresas D6, Álamo Móveis, Trovatto, Tocantins Móveis e Perfil Móveis desenvolveram mobiliários a partir de projetos propostos pela Quadrante. Fazem parte da exposição poltronas, sofás, banquetas, mesas e cabeceira para cama.

Para que este resultado fosse alcançado, foram feitas reuniões de apresentação e sensibilização acerca do projeto, os associados do Sindimir também participaram de palestras sobre design de produtos, tendências e branding de produtos relacionados ao setor moveleiro.

Foram feitas visitas técnicas para identificação das oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos, além de laboratório para o desenvolvimento dos produtos que compõem a mostra. Após a feira, haverá apresentação do case Mobília Maranhão para apresentação em eventos e rodadas de negócios.

A I Mostra Mobília Maranhão é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Mobiliário de Imperatriz e Região (Sindimir), com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), a partir de consultoria da Quadrante Studio.

Published by: Quadrante in Blog

Comments are closed.
© 2017 Quadrante Brasil
Av. Paulista, Q-P, N-12, LT. Jardim Paulista, Olho D’água.
CEP 65.065-300, São Luís - MA - Brasil
+55 (98) 4009-7810
atendimento@quadrantebrasil.com.br