22 de junho de 2022 - Comentários desativados em Prêmio Colunistas coroa sucesso do Mobiliza SLZ

Prêmio Colunistas coroa sucesso do Mobiliza SLZ

O projeto Mobiliza SLZ, do Sebrae-MA, foi duplamente premiado no maior festival de publicidade do norte e nordeste, organizado anualmente pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), o Prêmio Colunistas.

O Mobiliza SLZ levou a Medalha de Ouro, na categoria Case Social ou Comunitário, e medalha de Bronze com as Matracas da Ilha, na categoria Case de Design de Ambientação. Ambos foram trabalhos desenvolvidos pela Quadrante.

O Mobiliza SLZ antes do prêmio

Desde o início o Mobiliza SLZ foi pensado a partir da necessidade do Sebrae-MA em fomentar a economia dos pequenos negócios locais no pós-pandemia.

O trabalho começou com o desenvolvimento da plataforma estratégica, que é a ideia que alinha todos os comportamentos, ações e comunicações da marca.  Da plataforma foram retirados o posicionamento e definidos os valores da marca que nortearam todo o desenvolvimento trabalho, orientando a definição das características de personalidade da marca, que influenciaram todo o trabalho de design e comunicação desenvolvido até a realização do evento. Em seguida, foi criado o nome que também seguiu as diretrizes da plataforma e, mais adiante, a identidade visual e todos seus elementos de apoio, que materializou e deu uma cara ao movimento proposto pelo Sebrae-MA.

O Mobiliza SLZ materializou a vocação natural do Sebrae, através de um movimento que visou fortalecer e celebrar o que São Luís tem de mais belo e representativo: a cultura, o turismo e a economia criativa.

O Prêmio Colunista, nesse caso a medalha de ouro, corrobora a proposta das conexões na busca pelo desenvolvimento, reafirma o papel do Sebrae-MA junto aos pequenos negócios e reconhece a força do design, ao gerar uma base estratégica que sustenta todo o trabalho de qualidade desenvolvido no Maranhão.

Um presente para uma saudade

Uma das ações mais impactantes do Mobiliza SLZ, sem dúvidas, foram as “Matracas da Ilha”.  Um equipamento de arte pública, com a proposta de estimular os sentimentos de identidade e pertencimento.

Com a direção criativa da Quadrante, as “Matracas da Ilha” saíram do papel e ganharam vida, com as cores que inspiram a arte das ruas. As esculturas se tornaram um convite para que pessoas de diferentes contextos sociais e campos de atuação se motivassem a participar do movimento.

“O projeto do equipamento de arte pública desenvolvido para o Mobiliza SLZ, precisaria, além de gerar o sentimento de pertencimento, causar empatia e engajamento, repercutindo nos diversos canais de comunicação. No contexto iconográfico, o projeto necessitaria encontrar um elemento simbólico capaz de representar e sintetizar a identidade cultural da Ilha e do povo ludovicense, além de caracterizar costumes, valores, diversidade e pluralidade cultural. Desse modo, o aspecto democrático e agregador das matracas, que converge com o conceito do Mobiliza SLZ, inspirou a ação de comunicação e relacionamento “Matracas da Ilha”.”, explica designer Marcelo Figueiredo, responsável pela direção criativa do projeto de desenvolvimento das peças.

O processo de criação e produção das esculturas ajuda a exemplificar o potencial das conexões criativas, formadas por profissionais, empresas e empreendedores de áreas distintas, como comunicação, marketing, design, engenharia, as artes plásticas e o grafite. Depois de fabricadas, as esculturas foram customizadas por Gil Leros, Carlos Over e Origes, três artistas visuais, muralistas maranhenses, que se inspiraram em diferentes aspectos da cidade de São Luís para escolher e elaborar os temas que vestiram cada uma das três esculturas.

"Matracas da Ilha". As cores que inspiram a arte das ruas.

Para além do engajamento em multiplataformas, as “Matracas da Ilha” se tornaram um verdadeiro presente para São Luís. Afinal, as matracas sintetizam a identidade cultural da Ilha, do povo de São Luís, e representam a maior saudade dos ludovicenses, no mês de junho, em meio à pandemia.

 “Os dois prêmios são grandes conquistas. E colocamos na conta do planejamento estratégico, com foco em design, que desenvolvemos, grande parte do sucesso do Mobiliza SLZ. Fomos construindo uma história até chegar na apoteose, que foram aqueles dias em setembro.”, finaliza João Raposo, diretor de Design da Quadrante.

Published by: Ingrid Trindade in Blog

Comments are closed.
© 2022 Quadrante Brasil
Av. Paulista, Q-P, N-12, LT. Jardim Paulista, Olho D’água.
CEP 65.065-300, São Luís - MA - Brasil
+55 (98) 4009-7810
atendimento@quadrantebrasil.com.br