No próximo dia 09/11 (sábado), a Vitrine chega para comemorar o Dia Nacional do Designer, com objetivo de fomentar a cultura e o conhecimento do design, mostrando as mais diversas facetas, importância e presença no nosso dia a dia.
“Além de trazer o design para a roda, temos muito interesse que a Vitrine seja uma plataforma de troca entre profissionais, estudantes e público em geral”, explica Marcelo Figueiredo, diretor de Desenvolvimento de Produto da Quadrante.
A feira vai acontecer na sede da Quadrante, no Olho d'Água, com muita interatividade, música, comida, roda de conversa, moda e várias outras atividades, como em uma feirinha criativa, mas com foco em Design. A entrada é gratuita.
“Estamos há quase 30 anos respirando design, a gente acredita que chegou a hora de mostrar mais esse nosso universo, sair da nossa panelinha e ultrapassar as portas. A ideia é trazer quem entende e quem não entende de design para somar, conversar e ter novas experiências”, finaliza Junior Ramos, CEO da Quadrante.
Parceiros
Em parceria com a escola de branding, Brandster, nos dias 13 e 14 de julho, a Quadrante recebe o curso Estratégia de Marca e Diferenciação no Branding. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site https://brandster.com.br/p/curso-de-branding-em-sao-luis .
Durante o curso, serão compartilhadas técnicas e segredos utilizados pelas grandes marcas para se diferenciar, se posicionar e vender mais, e que se aplicam também às empresas de pequeno e médio porte.
Serviço:
O que: Curso Estratégia de Marca e Diferenciação no Branding
Quando: 13 e 14 de julho de 2019
Onde: Quadrante - Av. Paulista, Q-P, N-12, LT. Jardim Paulista, Olho D’água
Inscrição: https://brandster.com.br/p/curso-de-branding-em-sao-luis .
Ao longo dos anos, a fotografia se modificou, sendo diretamente afetada pela tecnologia: os meios digitais e as redes sociais. O uso da imagem transpôs o nível da recordação e da arte, passando a ser vista como interação. Essa mudança de paradigma, associada às inúmeras inovações da vida humana, faz com que a imagem seja vista também como uma forma de comunicação e relacionamento.
Sempre atento à evolução do mercado fotográfico e com mais de 60 anos de atuação, o Foto Sombra mais uma vez se reinventa para suprir as necessidades de seus clientes nos mais diversos níveis relacionados ao consumo de imagens. Para tanto, investiu em um trabalho de redefinição do modelo de negócio, definição da plataforma e reposicionamento de marca, além da criação da nova identidade visual.
A empresa, tinha o foco principal na revelação e impressão fotográfica e oferecia alguns produtos gráficos como foto presentes e molduras, agora, tem o objetivo de ser reconhecida como um centro de imagens, capaz orientar os clientes no consumo de imagens, em todas as suas possibilidades, físicas ou digitais.
“Compreender o segmento, suas evoluções o e negócio do Foto Sombra foi fundamental para chegarmos a esse novo formato que a empresa está se propondo.” João Raposo, diretor criativo da Quadrante, que assina o reposicionamento , a plataforma e a nova identidade visual da marca.
A identidade visual reflete o novo e moderno reposicionamento da marca.
Durante o desenvolvimento da identidade visual, unimos inovação e tradição, através de representações visuais simples, que remetem ao 'click', o instante em que o momento é capturado e eternizado.
Para tanto, fizemos a releitura do click e da imagem, numa forma direta, dinâmica, e múltipla, com características cambiantes, que se desdobra em formas novas e diversas, representando serviços, produtos, e valores sem perder a identidade, permanecendo com o visual forte e marcante.
Para além de comportar os novos caminhos que a marca deve seguir, a nova identidade transmite a essência do Foto Sombra, conservando tanto a história e a força da marca, quanto sua capacidade de inovação e comunicação.
“É uma alegria, mais uma vez, fazer parte de um momento marcante da história do Foto Sombra, uma empresa com tanta tradição no mercado. A gente acredita que o novo posicionamento será fundamental para os novos caminhos que a empresa pretende tomar daqui para frente.” finaliza Raposo.
2019 iniciou com a visita de investidores sul-coreanos ao Maranhão, com objetivo de discutir novas oportunidades de negócios entre o estado e o país asiático. O encontro foi um desdobramento da Missão Ásia comandada pelo vice-governador Carlos Brandão há pouco mais de um ano.
Além de participar da programação dos investidores em São Luís, a Quadrante também recebeu a visita dos sul-coreanos. “Nós estivemos na missão promovida pelo Governo do Estado, conhecendo as oportunidades na Coréia do Sul e agora é um prazer recebê-los em nossa casa e mostrar as potencialidades de investimento do nosso estado. Para nós, é uma grande oportunidades de ampliar nossos negócios e encontrar novos parceiros”, explicou Junior Ramos, CEO da Quadrante.
Na oportunidade, estiveram em São Luís o presidente da Câmara de Comércio da União das Cidades Brasileiras – KBCHAM, Eduardo Komatsu, e o CEO da Braxko, Kim Young Joon, empresa foco em negociação com Brasil.
KBCHAM
A Missão da Câmara de Comércio da União das Cidades Brasileiras - KBCHAM é, em parceria com estados, cidades e instituições públicas e privadas, promover o comércio, investimento, intercâmbio internacional e colaboração bilateral entre o Brasil e a Coreia do Sul, visando o desenvolvimento mútuo e o incremento de negócios, parcerias e acordos comerciais.
A Câmara foi criada recentemente, final de 2018, com o objetivo de aproximar as relações entre o Brasil e a Coréia do Sul em três pilares: Negócios, Investimentos e Educação.
A Quadrante conquistou mais um CLAP Awards, o prêmio internacional de design, branding e comunicação da Ibero-América. Este ano, na categoria Desenho Gráfico, com a criação da identidade do Festival de Percussão de São Luís Rufar dos Tambores.
Por se tratar de um festival musical e cultural, criamos um desenho gráfico que refletisse o caráter diverso e contagiante das manifestações. Para concretizar a ideia e conferir à marca do Festival Rufar dos Tambores uma identidade forte e dinâmica buscamos inspiração no universo visual da cultura maranhense, ao mesmo tempo em que adicionamos um pouco de modernidade tomando o devido cuidado para não distanciar a marca do caráter regional do evento.
Conheça mais desse case aqui
Para Jr. Ramos, CEO da Quadrante, "a gente sempre fica feliz quando temos resultados como esse. Mas, nosso objetivo é entregar soluções viáveis, com criatividade e que deem resultado para o nosso cliente. E acho que conseguimos isso também. O trabalho foi fantástico.”
Em 2015 e 2016, a Quadrante já havia conquistado o Prêmio em outras categorias.
No estado vizinho, Piauí, dados coletados do próprio Facebook mostram que de 1 a 1,5 milhões de pessoas acessam o Facebook ou Instagram todos os meses. As mulheres são maioria nas redes sociais no estado, representam 55% do público. Segundo a mostra coletada em outubro, os jovens, entre 18 e 34, são a maioria, com cerca de 62% do público.
A pesquisa revela também que 87% doa piauienses que acessam às redes sociais o fazem via celular.
Baixe a pesquisa completa Dados Redes Sociais - Piauí
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Relatório publicado em Julho de 2018 revelou que, no primeiro trimestre do ano, o Facebook atingiu a marca de 127 milhões de usuários ativos no Brasil.
No Maranhão, dados coletados do próprio Facebook mostram que de 2 a 2,5 milhões de pessoas acessam o Facebook ou Instagram todos os meses. Isso representa 35% de toda população do estado, que atualmente é de 7 milhões, segundo a Pesquisa Mídia Dados Brasil.
As mulheres são maioria nas redes sociais no estado, representam 55% do público. Segundo a mostra coletada em outubro, os jovens, entre 18 e 34, são a maioria, com cerca de 64% do público. Embora, tenha registro do aumento do número de pessoas entre 30 a 44 anos conectadas.
Em fevereiro, quando publicamos essa mesma pesquisa, São Luís tinha 33% da participação dos acessos no estado. Esse valor diminuiu com o aumento do acesso de outras cidades, como Imperatriz, Timon e Caxias.
Como já haviamos registrado, no Maranhão, 77% das pessoas que acessam às redes sociais o fazem via celular.
Baixe a pesquisa completa: Numero das redes sociais no Maranhão - Outubro 2018
Maior rede social do Brasil.
O whatsApp cresceu e chegou ao posto de maior rede social do Brasil. A empresa não divulga o número de usuários ativos no Brasil, porém foi possível chegar a uma estimativa com base no
cruzamento de informações. Em fevereiro de 2018, o App anunciou ter alcançados 1,5 bilhões de usuários ativos mensais. O único dado divulgado do Brasil foi em maio de 2017 quando o App chegou a 120 milhões de usuários ativos mensais. Na época, o Whatsapp tinha 1 bilhão de usuários no mundo.
Não existem dados do aplicativo no Maranhão. Porém estima-se que 09 em cada 10 usuários de smartphone possuem Whatsapp.
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23 de agosto de 2018 - No Comments!
Startup Weekend São Luís acontece neste final de semana na Quadrante
Um evento global, que já aconteceu em mais de 150 países, o Startup Weekend São Luís será realizado pela quinta vez em São Luís e desta vez com a temática Women (voltada majoritariamente ao público feminino) O objetivo é transformar ideias em negócios em até 54 horas.
Durante os dias 24, 25 e 26 de agosto, os participantes terão a oportunidade de apresentar suas ideias e formar equipes para colocá-las em prática e apresentá-las aos mentores e jurados. O objetivo é facilitar o surgimento de novos projetos, de aumentar e fomentar o empreendedorismo, colaborar e fazer crescer a capacidade de inovação local.
“É a segunda vez que estamos recebendo o evento aqui e além de ser uma experiência incrível para todos os envolvidos, ser parceiro de um evento como o Startup Weekend, quem tem o intuito de promover o empreendedorismo, conexão, desenvolvimento e formar empresas de futuro promissor com origem no ecossistema, diz muito sobre o que acreditamos como negócios para o futuro”, Felipe Ladeira, diretor executivo da Quadrante.
O evento possui 3 categorias principais de trabalho: negócios, design e desenvolvimento. Os participantes contarão com a ajuda de 11 mentoras com redes de contatos internacionais.
Duas das mentoras virão de fora. A Aline Silveira, que é de Recife, formada em Design e mestre em Design da Informação pela UFPE, transitou por várias áreas do design, desde moda até tipografia e UX. Foi pesquisadora em Design de Interação por 5 anos no GRVM/UFPE, e hoje atua como UX/UI designer na Vinta Software. É Co-fundadora da rede Mete a Colher, que desde março de 2016 ajuda mulheres a saírem de relacionamentos abusivos e se a livrar de situações de violência doméstica.
E temos a Iana Chan de São Paulo, que é jornalista formada pela ECA/USP e apaixonada por tecnologia e educação, é fundadora da PrograMaria, que tem como missão empoderar mulheres por meio da tecnologia e da programação, reconhecida pelo Edital VaiTec e pelo Prêmio Mulheres Tech em Sampa, do Google for Entrepreneurs e Rede Mulher Empreendedora. A PrograMaria realiza oficinas, eventos e cursos de formação técnica para mulheres que desejam iniciar no mundo da programação. Também é Program Manager na LigaVentures, primeira aceleradora totalmente dedicada a conectar startups e grandes empresas para gerar negócios e inovação.
Também teremos mulheres que são professoras universitárias, CEO e empresas e desevolvedoras de software e aplicativos da nossa cidade São Luís.
Mais informações sobre o evento e mentores: https://www.facebook.com/swsaoluis/
O fenômeno que tomou conta de noticiários pelo mundo e colocou em check a veracidade das informações que são consumidas diariamente foi o tema da palestra “Marketing Político Digital: a ameaça das Fake News e as oportunidades na internet”, promovida pela FAMEM e que teve como palestrante Felipe Ladeira, diretor executivo da Quadrante e presidente da Associação Brasileira de Agências de Propaganda – Maranhão.
A palestra tratou sobre os possíveis impactos das Fake News (notícias falsas) nas eleições deste ano, além de recomendar meios e estratégias para que os pré-candidatos se previnam desse problema.
“Nosso objetivo é sempre compartilhar informações, estimular as boas práticas de comunicação” destacou Felipe Ladeira.
Com 63% dos lares conectados à internet (IBGE), o brasileiro está cada vez mais conectado e apesar de todos os benefícios da internet, as Fake News despertam enorme preocupação, principalmente, com a proximidade do período eleitoral.
Para Felipe, a educação é a principal estratégia para evitar o compartilhamento e o alcance das Fake News. Hábitos como não compartilhar informações recebidas através de aplicativos de troca de mensagem e por redes sociais e confirmar sempre uma informação em meios oficiais de comunicação foram algumas das orientações.
Além do fenômeno das Fake News, o palestrante abordou o planejamento de marketing digital nas campanhas políticas e o papel estratégico que a produção de conteúdo terá no trabalho de atrair, engajar e encantar as pessoas. Cases como as campanhas de Barak Obama a presidente dos Estados Unidos foram analisadas para identificação de cada uma das etapas do marketing digital.