Este artigo trará alguns números alcançados pelas redes sociais no Maranhão.
São dados coletados em fevereiro de 2018 e que irão dar uma ideia do tamanho do público conectado a este meio de comunicação. São dados abrangentes sobre a internet e as redes sociais no estado, mas que depois poderão ser aprofundados para a análise da necessidade específica da sua empresa, produto, serviço ou candidato a cargo público nas próximas eleições.
O artigo trata de duas das três maiores redes sociais do estado: Facebook e Instagram. O Whatsapp é uma outra grande rede social, mas que será tratada em um outro artigo.
No final do artigo, vou concluir com um alerta importante para quando for elaborar o planejamento da sua empresa.
Fazemos essa análise há bastante tempo na Quadrante, mas os gestores são sempre surpreendidos com o volume de informações que conseguimos captar na internet.
Segundo a Pesquisa Mídia Dados Brasil, o Maranhão tem aproximadamente 7 milhões de habitantes. Desse total, entre 2 e 2,5 milhões, acessam o Facebook ou Instagram todos os meses. Isso representa 35% de toda população do estado.
Esse número é na verdade muito maior, isso porque as ferramentas de monitoramento só contabilizam as pessoas acima de 18 anos. Levando em consideração a alta afinidade deste meio com as crianças e com os mais jovens, é possível afirmar que o número de usuários no Maranhão é muito maior.
Além disso, esse número vem crescendo rapidamente, isso se deve a redução do custo da internet banda larga, mas, principalmente, aos smartphones que acabam sendo a porta de entrada de grande parte do público de baixa renda a internet.
As mulheres são maioria nas redes sociais no Maranhão, representam 56% do público. Você pode ver no gráfico abaixo que os jovens são a maior, cerca de 70% do público tem entre 18 e 34 anos.
Agora, uma outra informação importante é que o número de pessoas com mais idade acessando a internet vem crescendo muito. Primeiro, porque algumas ferramentas estão voltam-se para este público com linguagem mais simples; segundo, pela influência que recebem do meio em que vivem, mesmo contra a vontade, precisam ter contato cada vez maior com a tecnologia, como ao usar um celular ou ao ter ir ao caixa eletrônico no banco; e, terceiro, porque a população do Brasil e do Maranhão está envelhecendo.
Os casados são maioria nas redes sociais no Maranhão, com 40%, porém o número de solteiros é bem parecido, 38%.
Segundo o Facebook, a maior parte das pessoas, 64%, informou possuir ensino superior.
Existem ferramentas que ajudam a conhecer melhor o seu público. Por exemplo, quais os cargos nas empresas o seu público que ocupa? Quais as páginas e assuntos mais interessam essas pessoas.
Veja só, as 03 cidades com maior representatividade de acesso ao Facebook no Maranhão são: São Luís, com 34% do total; seguida por Imperatriz, com 8%; e São José de Ribamar, com 3%.
Em São Luis, são mais de 800 mil pessoas conectadas ao Facebook pelo menos 1 vez ao mês.
Agora, não pense que as outras cidades possuem poucas pessoas conectadas às redes sociais. Chapadinha, por exemplo, tem menos de 1%, porém são mais de 25 mil pessoas conectadas mensalmente às redes.
No Maranhão, 77% das pessoas com acesso às redes sociais o fazem via celular.
Aqui, abro um parênteses para perguntar: Você ou sua empresa possuem um site na internet? Ele é responsivo? Ele se adapta ao celular?
Veja o número de pessoas que acessam a internet pelo celular. São pessoas que podem ter interesse em um conteúdo sobre você ou sua empresa e, ao tentar acessar o seu site, terão dificuldades para navegar nas páginas minúsculas, que não se adaptam ao celular. Além disso, é um critério muito importante para rankeamento dos buscacores, mas isso é um assunto para outro artigo.
Agora, vamos ao alerta que eu comentei no início do vídeo.
Muito cuidado com o viés da manada, não cometa o erro de fazer algo porque está todo mundo fazendo. Faça o que precisa ser feito para sua empresa e seu público, levando em consideração as suas características particulares.
Outro ponto, os números da internet chamam muito atenção. São mais de 2,5 milhões de usuários só no Maranhão. Mas é muito importante que você entenda que a internet é meio de comunicação disperso. As pessoas estão espalhadas pela internet, como estão espalhadas em uma grande cidade.
Quando uma TV diz que tem 200 mil telespectadores, uma rádio 50 mil ou um jornal 20 mil, a relação entre esse número e a audiência é muito diferente da internet. Esses meios são lineares e concentram a atenção do público.
Então, cuidado ao planejar. Todo meio de comunicação possui pontos fortes e fracos. Um meio pode ser perfeito em um planejamento e ser um erro em outro.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe e ajude uma outra pessoa. Caso você tenha interesse nos slides dessa apresentação, mande um e-mail para atendimento@quadrantebrasil.com.br que teremos muito prazer em ajudar.
Published by: Quadrante in Blog
Comments are closed.