O cliente
A Feira do Empreendedor é um dos maiores projetos do Sistema Sebrae, e tem se estabelecido como legítimo mobilizador dos interesses de empresas e empreendedores, quando se trata de fomentar a competitividade, a sustentabilidade e um ambiente propício para o empreendedorismo. Este estímulo se dá por meio da construção de parcerias e pelo acesso à inovação.
Nesta 8ª edição, a proposta é superar a capacidade de gerar e atender as expectativas junto ao público empreendedor e à sociedade de maneira geral, pois a feira tornou-se referência de grande utilidade econômica e social.
Para isso, criamos um novo conceito estratégico e gráfico para a Feira do Empreendedor 2015, com lançamento oficial, materiais promocionais e captação de patrocínio.
A estratégia
Tendo em vista que o principal papel da Feira do Empreendedor é difundir conhecimento e fazer com que as empresas cresçam e se consolidem, a identidade visual desta edição foi inspirada em uma importante dinâmica da natureza, a polinização. Os agentes polinizadores têm um relevante papel no cruzamento das células reprodutivas entre as flores. A partir daí, conexões inesperadas se estabelecem e a vida é fecundada e se multiplica.
Desta forma, ocorre a expansão e o desenvolvimento natural das espécies que crescem mais fortes. Esse processo pode ser dividido em três etapas: Transporte; Fertilização e Desenvolvimento. No mundo corporativo os correspondentes para essas etapas são: A formação de Conexões; o Despertar para as oportunidades e o Desenvolvimento decorrente delas.
O foco da feira é a convergência de conhecimentos. Espalhar contatos, criar oportunidades e fazer crescer. Assim como as abelhas, pássaros e borboletas contribuem para a dispersão do pólen, as excelentes oportunidades originadas deste encontro também rendem muitos frutos.
CONCEITO CRIATIVO
Transportar > Conectar
Fertilizar > Despertar
Desenvolver > Desenvolver
O resultado
As formas, o dinamismo e a movimentação, próprias do processo de polinização, foram as referências para o desenvolvimento de uma malha gráfica colorida e adaptável, que serve como elemento de ligação entre todas as peças a serem desenvolvidas.
A malha é de formato assimétrico e não obedece a nenhum grid construtivo específico, matemático ou geométrico. Deve ser disposta de maneira a privilegiar uma proposta visual livre e leve, assim como o conceito que representa.
Os agentes polinizadores utilizados foram a abelha, o beija-flor e a borboleta, também compostos a partir da malha colorida. São elementos de destaque que acrescentam ainda mais movimento e identidade às peças de divulgação e/ou merchandising.
Para seguir a concepção do projeto, tanto os agentes polinizadores quanto a malha devem ser aplicados sobre fundo branco ou azul. Para reforçar a ideia de movimento foram adicionados fragmentos do grafismo interagindo com os agentes polinizadores.
Utilizar os agentes em uma relação de trajetória com a malha
ou interagindo com ela, rompendo-a, gera aplicações interessantes.
Book de Patrocínio
Camisetas