O cliente
O Startup Weekend é um projeto internacional com edições já realizadas em mais de 700 cidades em todos os continentes, tendo como finalidade estimular o empreendedorismo e ideias de inovação. Por meio da formação de equipes, os participantes tem como desafio bolar ideias inovadoras para negócios em apenas 54 horas!
Aconteceu, pela primeira vez em São Luís, nos dias 20 a 22 de maio de 2016, sediado na UNDB (Universidade Dom Bosco).
O conceito
A proposta quis associar a personalidade local ao conceito do evento, evidenciando a cultura maranhense e destacando-a em todos os pontos de contato do Startup Weekend. Como representantes da cultura regional, utilizamos ícones fundamentais dos festejos de São João e Carnaval na região ludovicense: o Cazumbá, o Matraqueiro, o Caboclo de pena, o Boi e o Fofão.
Tais figuras foram associadas diretamente ao esquema de funcionamento do evento, passando a representar a imagem das pessoas que o comporiam: para o designer foi atribuído o Cazumbá, para a equipe de negócios o Caboclo de pena, para os desenvolvedores o Boi, aos mentores coube a figura do Matraqueiro e para os membros da organização do evento, o Fofão.
Nossa intenção foi tornar viva a cultura regional, rica em expressões artísticas diversas, em um ambiente onde criatividade, inovação e empreendedorismo seriam os pilares fundamentais.
Crachás
No primeiro dia do evento, ao realizarem o credenciamento, os envolvidos receberam um crachá referente à sua participação, com os respectivos personagens escolhidos para representá-las.
Camisetas
Respeitando a divisão proposta pelo evento, cada categoria recebeu uma camisa diferente. Aos mentores coube a camisa amerela, os membros da organização vestiam a camisa vermelha, o staff a verde e os participantes, maioria no evento, transformaram o espaço em um mar de azul.
Sinalização
O trabalho de sinalização do local teve como desafio entregar aos envolvidos um ambiente de incentivo e imersão dentro das 54 horas propostas pelo evento. As peças foram desenvolvidas seguindo a identidade visual proposta e aproveitando a infraestrutura do local.
Certificados
Tendo em vista a impossibilidade de saber de antemão o número de participantes em cada equipe, a solução encontrada para premiar todos os vencedores de maneira justa foi desenvolver certificados no lugar de troféus, facilitando a produção e sem deixar alguém de fora da premiação.